A Força Aérea concedeu à Northrop Grumman um contrato de US$ 705 milhões para desenvolver e testar um novo míssil de alta velocidade conhecida como arma de ataque stand-in que o F-35 Joint Strike Fighter poderia usar para destruir alvos inimigos terrestres.
+ Vídeo: Pelo menos 100 pessoas morrem durante incêndio em festa de casamento no Iraque
+ Vídeo: Caixão e corpo saem voando após violento acidente com carro funerário
A Northrop disse na segunda-feira que está a segunda fase de trabalho da arma, que também é conhecida como SiAW, ocorrerá nos próximos 36 meses em Northridge, Califórnia, e na instalação de integração de mísseis da empresa no Allegany Ballistics Laboratory, na Virgínia Ocidental.
O trabalho incluirá o desenvolvimento da arma, a integração da plataforma e a conclusão de um programa de teste de voo para que o SiAW possa ser rapidamente prototipado e enviado ao campo, disse a empresa.
Um teste de voo de veículo guiado encerrará a primeira parte desta segunda fase, e a segunda parte será concluída com mais três testes de voo e os protótipos de entrega de mísseis e ativos de teste.
A Força Aérea quer que esta arma atinja a capacidade operacional inicial até 2026.
Uma arma stand-in tem um alcance mais curto do que as armas de standoff, então um F-35 provavelmente dispararia o SiAW perto do alvo depois de penetrar no espaço aéreo inimigo.